vpm_logo

Perguntas e Respostas – Formulário DS-160

Eis algumas perguntas freqüentes a respeito do preenchimento do formulário DS-160:

  • Onde posso encontrar o DS-160?

    O DS-160 pode ser acessado no site Centro Consular de Solicitação Eletrônica ou no link do site dos postos.

  • As minhas respostas podem ser dadas em minha língua nativa?

    Não. Todas as perguntas da solicitação de visto, exceto se especialmente indicado, devem ser respondidas em inglês, usando apenas caracteres do idioma inglês. As solicitações apresentadas em qualquer outro idioma podem ser recusadas, e você poderá ter de enviar outro formulário.

  • Todos os campos do DS-160 são obrigatórios?

    A maioria dos campos do DS-160 é obrigatória. Os campos marcados como “Opcional” (“Opcional”) podem ser deixados em branco. Alguns campos também dão a opção de escolher “Does Not Apply” (“Não se aplica”). Se algum campo não se aplicar a você, marque ao lado de “Does Not Apply” (“Não se aplica”). Todos os outros campos devem ser preenchidos: o sistema não permitirá que você envie um formulário com algum campo obrigatório deixado em branco. Nesses casos, aparecerá uma mensagem de erro e uma solicitação para preencher o campo antes de prosseguir. Caso não responda perguntas que se apliquem, seu formulário também poderá ser recusado.

  • O que acontece se eu precisar interromper o preenchimento de dados?

    O tempo de conexão do DS-160 expira em aproximadamente 20 minutos após a interrupção do preenchimento. O fim da conexão tem como objetivo proteger a sua privacidade. Se o tempo de conexão expirar, todos os dados preenchidos serão perdidos. Para se proteger de possíveis problemas com o fim da conexão, salve a solicitação em intervalos regulares durante o preenchimento. Para salvar a solicitação, clique no botão “Save” (“Salvar”) no centro inferior da solicitação de visto. Clicando em “Save” (“Salvar”) você salvará temporariamente a sua solicitação. Para salvar sua solicitação de modo permanente, selecione o botão “Save Applicaton to File” (“Salvar Solicitação para Arquivo”). Depois clique em “Save” (“Salvar”) na janela File Download (“Download de Arquivo”). Identifique uma pasta em seu computador para salvar o arquivo da solicitação de visto, procure essa pasta e clique em “Salvar” na janela “Salvar Como”. O sistema fará o download da sua solicitação para a pasta especificada. Uma vez terminado o download, você pode clicar em “Fechar” para voltar à solicitação. Depois, você poderá usar a opção “Import Applicaton Data” (“Importar dados da solicitação”) na página “Getting Started” (“Iniciando”) para fazer o upload dos dados que você já havia preenchido.

  • Entendo que é possível fazer o upload de uma foto para minha solicitação de visto. Como obter uma foto digital para conseguir fazer o upload para a minha solicitação?

    A foto que se prestará para o seu visto é de fundamental importância. Assim sendo, é possível obter maiores informações acessando o site Bureau of Consular Affairs, U.S. Department of State bem como lendo as orientações abaixo.

    Bom destacar que a aceitação da sua imagem ou fotografia digital fica a critério da embaixada ou consulado dos EUA. É recomendável que utilize um serviço de fotografia profissional para garantir sua foto preencha todos os requisitos.

    As suas fotos ou imagens digitais devem ser:

    • A fotografia deve ser colorida com fundo branco;
    • A foto não pode ser alterada ou retocada;
    • Que seja tirada de com o rosto inteiro de frente para a câmera;
    • A fotografia não poderá ter bordas;
    • A fotografia deverá ter a visão completa da face do solicitante.
    • O solicitante não poderá estar olhando para baixo ou para qualquer lado, e a face deverá cobrir 50% da área da foto. Vide modelo:
    • A testa e o pescoço devem estar expostos; assim como as orelhas;
    • Fotografias com visão lateral ou angular não serão aceitas;
    • A face do solicitante deverá medir 3 cm do queixo até o topo da cabeça;
    • Que tenha sido tirada nos últimos seis meses para que reflita a sua aparência atual;
    • Tirada de frente com fundo branco ou off-white;
    • Com uma expressão facial neutra e os dois olhos abertos
    • Com roupas utilize no seu cotidiano
    • Não utilizar uniformes com excepção do vestuário religioso se utilizado diariamente.
    • Não utilizar chapéu ou cobrir a cabeça, o cabelo ou couro cabeludo, a não ser usado diariamente para uma finalidade religiosa.
    • Seu rosto cheio deve ser visível e a cobertura de cabeça não deve lançar qualquer sombra sobre seu rosto.
    • Não utilizar fones de ouvido o sem fio, dispositivos handsfree, ou itens semelhantes.
    • Se o que você diariamente usa óculos (sem lentes coloridas), aparelho auditivo, ou semelhantes, poderá utilizar na foto.
    • Não é permitido o uso de óculos escuros ou com lentes coloridas.
    • Os óculos não poderão ter reflexos nas lentes.
    • Fotos copiadas ou digitalizados a partir de carteiras de motorista ou outros documentos oficiais não são permitidas.
    • Não são permitidas fotos de baixa qualidade (máquinas automáticas) ou fotografias de corpo inteiro
    • Ao tirar uma foto de um bebê ou criança, nenhuma outra pessoa deve estar na foto, e menor deve estar olhando para a câmera com seus olhos abertos.

     Durante o preenchimento do formulário online DS-160 é necessário carregar fotos digitais, eis alguns requisitos adicionais:

    • Impresso em papel qualidade fotográfica.
    • 2 x 2 polegadas (51 x 51 milímetros) de tamanho.
    • Grampeado ou colado o formulário DS-156, no espaço designado. Se a foto for grampeada, os grampos devem ser colocadas o mais longe possível do rosto. Não montar ou colocar a foto em papel de cristal, ou qualquer tipo de envelope.
    • Digitalizadas em uma resolução de 300 pixels por polegada (12 pixels por milímetro)
  • A página de confirmação tem um “X” na caixa onde a foto deve ficar. O que isso significa?

    Significa que houve falha no upload da foto. Você terá de apresentar uma fotografia impressa conforme os requisitos junto com a página de confirmação do DS-160 on-line. Consulte o consulado ou a embaixada em que você está fazendo a solicitação de visto para obter instruções específicas sobre como anexar sua foto à página de confirmação. Se a página de confirmação incluir uma foto, então o upload da foto foi feito e não será preciso uma fotografia impressa.

  • Por que as edições feitas por mim do link da página de revisão “edit” (“editar”) não foram salvas?

    Para salvar alterações de dados feitas dos links da página de revisão, é preciso usar os botões na parte inferior de cada página para navegar em vez dos botões voltar/avançar do navegador ou os botões ao longo da margem esquerda da tela.

  • Devo salvar minha solicitação antes de enviá-la?

    SIM! Se possível, você deve salvar sua solicitação de visto localmente (na unidade de disco rígido ou em CD) antes de enviá-la. Salvar sua solicitação de visto tem duas vantagens. Primeira, se sua solicitação de visto for recusada pelo consulado ou pela embaixada por estar incompleta, isto é, sua solicitação contém respostas não esclarecedoras ou você deixou de responder uma pergunta essencial, você poderá acessar a cópia que salvou, corrigir as respostas que não estavam claras ou as incompletas e enviar a solicitação corrigida sem precisar preencher uma nova solicitação. Segunda, se você for um solicitante de visto frequente, poderá atualizar a sua cópia da solicitação na próxima vez que solicitar um visto e enviar a solicitação atualizada. Isso economizará o seu tempo uma vez que não precisará entrar novamente com informações inalteradas desde a sua última solicitação.

  • Como salvar minha solicitação?

    Para salvar a solicitação, clique no botão “Save” (“Salvar”) no centro inferior da solicitação. Clicando em salvar você salvará temporariamente sua solicitação. Para salvar sua solicitação de modo permanente, selecione o botão “Save Application to File” (“Salvar Solicitação para Arquivo”). Clique no botão “Save” (“Salvar”) na janela File Download (Download de Arquivo). Identifique uma pasta em seu computador para salvar o arquivo da solicitação, procure essa pasta e clique em “Salvar” na janela “Salvar Como”. O sistema fará o download da sua solicitação para a pasta especificada. Uma vez terminado o download, você pode clicar em “Fechar” para voltar à solicitação. Depois, você poderá usar a opção “Import Application Data” (“Importar dados da solicitação”) na página “Getting Started” (“Iniciando”) para fazer o upload dos dados que você já havia preenchido.

  • Devo levar minha solicitação de visto completa para a entrevista ou só a página de confirmação?

    Você não deve levar sua solicitação completa. Basta a página de confirmação para rastrear os dados de sua solicitação de visto. Você deve levar com você a página de confirmação em todas as fases do processo de solicitação de visto. Sem a página de confirmação, pode ser impossível acessar a sua solicitação e dar prosseguimento ao seu caso.

  • Vou viajar com minha família ou como membro de um grupo. Posso criar uma solicitação de visto familiar ou de grupo?

    Sim. Na página “Thank You” (“Obrigado”) você verá uma opção para criar uma solicitação familiar ou de grupo. Quando selecionar essa opção, determinadas informações da sua solicitação, tais como destino, serão importadas automaticamente para uma nova solicitação. Observe que se você usar essa opção será necessário criar uma solicitação individual para cada membro da sua família que viajará com você ou para cada pessoa do grupo.

  • Se eu usar a opção na página “Thank You” (“Obrigado”) para criar uma solicitação de visto familiar ou de grupo, é possível alterar dados automaticamente carregados pelo sistema?

    Sim. Se um dos dependentes tiver sobrenome ou nacionalidade diferente, por exemplo, o solicitante poderá alterar esses dados na solicitação antes de enviá-la.

  • Estou solicitando um visto-E. Terei de preencher o DS-160 e o DS-156E?

    Depende. Se você for um solicitante de visto-E principal investidor (E-2), tudo o que precisa é preencher o DS-160. Se for um comerciante conforme tratado firmado com os EUA ou um executivo/gerente/empregado essencial precisará preencher o DS-160 e você ou o seu empregador precisará preencher o documento DS-156E. No próximo ano um novo formulário, o DS-161, formulário de Informações para Visto-E de Negócios, será lançado. Esse formulário permitirá que você ou seu empregador preencha um formulário on-line e o envie eletronicamente para o Departamento. Até lá, todos os comerciantes conforme tratado firmado com os EUA, executivos, gerentes e empregados essências de um visto-E de negócios deverão preencher e enviar o documento DS-156E.

Fonte: Site da Embaixada dos EUA.


Atualização: 12 de março de 2014:

Segundo colegas foristas não se faz mais necessário fazer upload da foto quando do preenchimento do formulário DS-160. A foto será tirada num dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).

 

Outras Informações

 

[pws-postgrid id=5781]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *